Menu

a crise em Barcelona e na Catalunha, devo cancelar minha viagem?

Última atualização do texto: 29 de outubro de 2019

Parlament de Catalunya, Parc de la Ciutadella, Barcelona
A sede do Parlament da Catalunya, no Parc de la Ciutadella

É muito provável que você, prezado leitor do passaporte BCN, esteja consciente da crise que está acontecendo na Catalunha. E se você tiver uma viagem programada para Barcelona, ou estiver planejando visitar a Catalunha como parte de uma viagem mais extensa pela Espanha ou pela Europa, é muito lógico que se pergunte se deve mudar seus planos.

Durante muito tempo quisemos evitar falar sobre uma provável crise, por se tratar de um assunto muito complexo e fora do escopo de um site turístico. Mas como agora a crise está repercutindo na vida do turista, achamos necessário publicar o presente texto.

Parlament de Catalunya, Parc de la Ciutadella, Barcelona
Equipes de tv na frente do Parlament da Catalunya

A crise

A Catalunha, e a Espanha, estão vivendo a crise mais grave desde o fim da ditadura franquista em 1975. O presente texto não vai nem sequer tentar desvendar a crise. Precisaríamos de um site dedicado para abordar um assunto de tão grande complexidade. Não queremos publicar explicações banais nem relatos tão simplificados que acabem ferindo a verdade histórica.

Porém, é possível identificar os dois grandes eixos do conflito:

  • na raíz da crise está o confronto entre duas ideologias excludentes, o nacionalismo espanhol e o nacionalismo catalão. O primeiro, acredita na existência de uma nação espanhola indivisível; o segundo, acredita na existência de uma nação catalã. Não existe ponto de encontro entre ambas ideologias, que defendem projetos opostos.
  • o problema é duplamente complexo porque os partidários da independência catalã representam unicamente à metade da população da Catalunha. A outra metade da Catalunha não deseja se independizar da Espanha. É interessante salientar que, mesmo que metade da população seja contrária à independência da Catalunha, a imensa maioria dos catalães querem ter o direito a decidir seu futuro em um referendo legal, um desejo negado sistematicamente pelo governo de Madri.

estelada
Bandeira e cartazes favoráveis à independência da Catalunha

O relato de eventos

Seria impossível realizar um relato atualizado de eventos na crise catalã. Apresentamos a seguir algumas datas importantes, passadas e futuras.

1 de outubro de 2017. O governo da Catalunha convocou um plebiscito, declarado ilegal pelo governo da Espanha. A tentativa dos cidadãos da Catalunha por exercer seu direito ao voto foi reprimida duramente pela Polícia Nacional e a Guardia Civil enviadas pelo governo de Madri.

3 de outubro de 2017. A greve geral virou um grande protesto contra a violência policial do 1 de outubro. O transporte público deixou de funcionar durante a maior parte do dia e quase todas as atrações turísticas fecharam suas portas.

9 de outubro de 2017. A sessão do parlamento da Catalunha convocada para hoje foi suspensa pelo Tribunal Constitucional da Espanha.

10 de outubro de 2017. Em uma confusa sessão no parlamento, o presidente da Catalunha, sem chegar a declarar explicitamente a independência (há muitos que inclusive duvidam que o discurso do presidente incluisse uma declaração de independência), anuncia a suspensão da tal indepêndencia, abrindo um período de tempo indefinido para negociar com o governo de Madri uma solução.

11 de outubro de 2017. Em pronunciamento oficial, o presidente do governo da Espanha acaba de pedir para o presidente da Catalunha que esclareça se ontem foi proclamada (ou não) a independência da Catalunha, paso prévio à aplicação do artigo 155, que suspende o auto-governo da Catalunha. O governo da Espanha deu um prazo de 8 dias para obter essa resposta.

16 de outubro de 2017. Carles Puigdemont, presidente do governo da Catalunha, não responde de forma clara ao presidente da Espanha, abrindo a porta à aplicação do artigo 155 por parte do governo espanhol.

21 de outubro de 2017. O presidente espanhol, Mariano Rajoy, anuncia a toma de controle do governo da Catalunha por parte do governo de Madri. Na próxima sexta-feira, dia 27, o Senado deve aprovar a medida, que inclui a destituição do governo catalão e a toma de controle de todos os ministérios do governo da Catalunha. Na prática, e pela primeira vez em 40 anos, a Catalunha vai perder seu governo.

27 de outubro de 2017. O Parlament da Catalunha acaba de declarar la independência unilateral da Catalunha. Ao mesmo tempo, o governo espanhol declarou hoje a toma de controle do governo autonômico da Catalunha e a destituição do seu governo. Foram convocadas eleições na Catalunha para o dia 21 de dezembro.

30 de outubro de 2017. A semana começou com a viagem à Bélgica do cessado presidente do governo da Catalunha, junto com vários ministros do seu governo. A situação é tranquila em Barcelona.

2 de novembro de 2017. A justiça espanhola ordenou a prisão preventiva para os integrantes do governo catalão. Esperam-se grandes protestos para os próximos dias.

8 de novembro de 2017. Hoje é dia de greve geral na Catalunha.

11 de novembro de 2017. Há uma grande manifestação convocada em Barcelona. Deve começar as 17 horas no carrer de la Marina.

7 de dezembro de 2017. As últimas semanas foram de calma absoluta, sem nenhum tipo de incidente, manifestação ou greve.

21 de dezembro de 2017. As eleições na Catalunha aconteceram com absoluta normalidade.

1 de janeiro de 2018. As últimas semanas na Catalunha tem sido de absoluta tranquilidade, enquanto os partidos políticos negociam alianças para formar um novo governo.

10 de março de 2018. Embora a crise política continue (a Catalunha ainda não conta com um novo governo), os dois últimos meses foram muito tranquilos.

26 de março de 2018. A detenção do ex presidente da Catalunha na Alemanha provocou violentos confrontos nas ruas do centro de Barcelona próximas da delegação do governo. Os confrontos envolveram um pequeno grupo de manifestantes e a polícia.

14 de maio de 2018. A Catalunha escolhe finalmente um novo presidente que deve formar um novo governo em breve.

14 de dezembro de 2018. Continua a crise política, sem nenhum avanço significativo.

12 de fevereiro de 2019. Começa o Juicio del Procès, o julgamento que vai sentar no banco dos réus a altos cargos do governo da Catalunha. O julgamento deve durar vários meses durante os quais devem produzir-se protestos nas ruas.

14 de outubro de 2019. A sentença do julgamento contra os altos cargos do governo da Catalunha foi anunciada hoje, provocando protestos nas ruas da Catalunha, inclusive no aeroporto de Barcelona. Quem for para o aeroporto durante os próximos dias precisa planejar os deslocamentos com tempo suficiente. Procure informação atualizada no seu hotel.

15 de outubro de 2019. Diversos confrontos entre manifestantes e a polícia foram registrados na região do Passeio de Gràcia.

16 de outubro de 2019. Segunda noite de confrontos entre polícia e manifestantes no centro de Barcelona. Arderam vários carros e numerosas barricadas.

17 de outubro de 2019. Mais uma noite de confrontos entre polícia e manifestantes no centro de Barcelona. Arderam vários carros e numerosas barricadas.

18 de outubro de 2019. Foi convocada para hoje uma greve geral na Catalunha. Os deslocamentos dentro da cidade, e da cidade até o aeroporto, ficaram muito prejudicados. Os incidentes entre manifestantes violentos e polícia, no final do dia, foram os mais graves da semana.

19 de outubro de 2019. Continuaram os protestos, maioritariamente pacíficos, com incidentes menos graves que durante dias anteriores.

20 de outubro de 2019. Continuaram os protestos, pacíficos, sendo a primeira noite sem incidentes violentos desde o começo dos protestos.

23 de outubro de 2019. Continuaram os protestos, pacíficos.

26 de outubro de 2019. Acontecerão confrontos na finalização dos protestos do sábado.

29 de outubro de 2019. Os protestos violentos vão se acalmando, mas continuam os cortes de estradas e as interferências dos manifestantes com as infrastuturas de transportes. Seguimos aconselhando planejar os deslocamentos até o aeroporto ou as estações de trem com muita antecedência.

estelada
As bandeiras da Catalunha, da Espanha e de Barcelona no topo da prefeitura da cidade

Um conflito pacífico

É muito importante entender que, apesar das posturas desencontradas, apesar das propostas políticas conflitantes, o conflito catalão têm sido pacífico. Todos os protestos, marchas, manifestações, tem sido pacíficas. A violência do dia 1 de outubro foi um evento isolado, e foi protagonizada pelas forças de segurança da Espanha, não houve uma resposta por parte da população catalã.

Queremos pensar que apesar da extrema tensão política, as atitudes pacíficas continuarão dominando os eventos das próximas semanas na Catalunha.

O impacto para você, turista

Não contamos com uma bola de cristal para prever acontecementos futuros, mas o que sabemos pelo acontecido até hoje, é que as principais repercussões na vida turística de Barcelona são duas: alterações na mobilidade urbana e problemas nas atrações turísticas.

Alterações na mobilidade urbana

Nas últimas semanas os protestos, as manifestações, os cortes de ruas e avenidas, foram numerosos. Eles têm um impacto direto no transporte público, muito especialmente naquele que circula pela superfície (o metrô não é tão afetado assim). Por isso, se você vai visitar Barcelona, é muito importante que se informe sobre o estado do transporte, especialmente no dia da sua saída da cidade.

O Aerobus, o ônibus que conecta o centro de Barcelona com o aeroporto, parte da Plaça Catalunya, que é um dos pontos mais quentes da cidade. Nas últimas semanas, houve muitos desvios e cancelamentos parciais do serviço do Aerobús, que impactaram em quem precisava ir até o aeroporto. Por isso, se houver qualquer previsão de manifestações na cidade, privilegie o trem, o metrô ou o táxi para chegar no aeroporto de Barcelona.

Problemas nas atrações turísticas

Até o dia 1 de outubro, a crise política não tinha impactado nas atrações turísticas. Nessa data, e pela primeira vez na democrácia, o FC Barcelona não permitiu a entrada no Camp Nou aos torcedores que tinham comprado um ingresso. Seu jogo foi disputado sem torcedores dentro do estádio. Foi a forma que o clube achou de protestar contra a violência policial nesse mesmo dia.

No dia 3 de outubro houve uma greve geral que foi seguida pela grande maioria das atrações turísticas de Barcelona, que fecharam suas portas. O ônibus turístico também deixou de funcionar.

Pontos de Barcelona a serem evitados

Nunca cansamos de insistir sobre o fato de que não existem regiões perigosas em Barcelona. Os principais problemas de segurança, que examinamos com bastante detalhe no texto segurança e precauções, estão relacionados com os furtos.

Mas é bom saber quais pontos de Barcelona devem ser evitados em dias de protestos ou manifestações (não há o mais mínimo problema em visitá-los caso não haja nenhuma manifestação programada na área):

  • Plaça de Catalunya. Quase todos os protestos terminam na praça mais importante de Barcelona. Não deixe de conhecé-la, mas evite-a em dias de manifestações.
  • Parlament de Catalunya. Fica dentro do Parc de la Ciutadella e deve ser evitado quando houver concentrações na sua frente.
  • Palau Montaner. O lindo palácio modernista é a sede da representação do governo da Espanha na Catalunya.
  • Jefatura Superior de la Policía Nacional na Via Laietana, 43. A delegacia da Policia Nacional, que conta com uma unidade de atendimento ao turista, tem sido foco de protestos.
  • Plaça Sant Jaume. O coração do poder político na Catalunha é um espaço bastante pequeno onde costumam acontecer concentrações políticas. Nunca foram registrados confrontos na praça, mas ao ser um espaço muito pequeno, vale a pena evitá-lo no caso de grandes concentrações de pessoas.

Faremos de tudo para tentar atualizar a lista acima, mas muitas vezes os eventos são mais rápidos que a gente. Peça sempre informação no seu hotel sobre qual é o estado nas ruas.

Devo cancelar minha viagem?

Muitos dos argumentos que usamos no texto visitar a Espanha em tempos de terrorismo, publicado logo depois dos atentados terroristas em Barcelona e Cambrils, são válidos aqui. Não podemos decidir por você.

Podemos relatar o acontecido até o dia de hoje e insistir na ausência de violência nas ruas de Barcelona e na Catalunha (com exceção das ações da polícia no 1 de outubro). Podemos também destacar como a crise está afetando ao turismo na cidade (até o momento, são problemas menores, sendo que a vida continua). Mas a decisão de viajar deve ser tomada por você.

Informações atualizadas

Confira a última hora sobre a crise nos sites dos principais jornais da Catalunha, El Periódico e La Vanguardia.

Alguma dúvida?

Disponibilizamos a caixa de comentários do presente texto para tentar resolver qualquer dúvida que você, viajante, tiver sobre o assunto. Não pretendemos criar um espaço de discussão política e por isso, qualquer comentário de caráter político, independente das ideias que defenda, será moderado. Este é um site de turismo que pretende prestar um serviço a quem visita Barcelona e a Catalunha a turismo.

63 comentários em “a crise em Barcelona e na Catalunha, devo cancelar minha viagem?”

  1. Avatar

    Quando há essas manifestações, o serviço de táxi continua a funcionar?
    Aeroporto -centro –
    Obrigada e legal essas postagens informativas!

    1. Avatar

      Agradeço pela ampla resposta. Espero que vcs mantenham a página atualizada sobre o assunto, especialmente a partir da próxima semana, visto que a autoridade Catalã afirma que tomará decisões a partir de segunda-feira, dia 09/out. Abraço!

      1. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Obrigado, Clayton, você já deve ter visto que mencionamos o dia 9 no texto acima. Nossa intenção é manter o texto atualizado, na medida do possível, sendo que não somos um site de notícias.

  2. Avatar

    Chegaremos em Barcelona no dia 7 e ficamos até o dia 12. A situação conflituosa continua afetando os mesmos lugares?
    Podemos caminhar tranquilamente pelos outros pontos turísticos de metrô ou taxi?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Patricia, tudo o que sabemos sobre o asssunto até o presente momento está detalhado no texto acima. Quando não houver protestos na rua, vocês vão poder caminhar tranquilamente a pé, de metrô ou de táxi.

  3. Avatar

    Olá ! Que situação essa agora … é a terceira vez que planejo viagem para Barcelona e ainda acho que será desta vez … chego dia 16 de outubro e fico até dia 29. Deixei 13 dias para esta cidade que me fascina.Já comprei todas as principais atrações, tudo de Gaudí, vários museus … trem ida e volta (Madri), reservas com Airbnb (politica de cancelamento “rigorosa”) … ahhhh e, ainda por cima, vou sozinha ! NÃO SEI O QUE FAZER ! Aliás, APROVEITANDO ESTA OPORTUNIDADE, quero agradecer demais a vocês do Passaportebcn, parabéns pelo trabalho que realizam, todo o meu roteiro foi planejado sob este site. Vamos acompanhar o andar da carruagem …
    GAUDÍ … DALÍ … DÃO UMA FORÇA AÍ !

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Obrigado, Yara, sempre lembrando que o passaporte BCN é um guia turístico sobre Barcelona, não pretendemos informar além daquilo que poderia afetar ao turista. Abraço.

  4. Avatar

    Estivemos, eu e meu marido, visitando a linda Barcelona, no período de 28/09 a 01/10. Na chegada, o Aerobus não pode ir até o ponto da Plaça da Catalunha, devido às manifestações. Tivemos que terminar o percurso a pé, o que não é nenhum sacrifício, pois andar por Barcelona é sempre um prazer. No dia 29/09 visitamos a Sagrada Família, mas não pudemos subir até as torres, que estavam fechadas por motivo de segurança. Nessa mesma noite,, fomos até a Plaça de Espanha, pensando que seria possível ver o espetáculo das Fontes Mágicas de Montjuic, mas o espetáculo foi cancelado e substituído pela presença de muitas mil pessoas em um comício pacífico que clamava pelo “sim”. Nesse evento destaca-se a presença de famílias, crianças, animais de estimação, idosos e jovens. Confesso que foi interessante fazer parte desse momento histórico da encantadora Barcelona, mesmo não tendo uma opinião formada sobre o tema em questão. No dia 30 passeamos normalmente pelo Bairro Gótico, pelas Ramblas, tanto durante o dia quanto à noite, e tudo estava normal. Deixamos Barcelona com o mesmo encanto com o qual chegamos. Não vimos violência nos lugares em que passamos, inclusive ficamos surpresos quando o noticiário noturno mostrou os locais de votação em situação de caos. Uma pena realmente. Relato o que passamos apenas na intenção de tranquilizar aqueles que mantém sua intenção de seguir viagem até Barcelona.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Luciane, agradecemos muito seu retorno. Cada um relata sua própria experiência, o que é perfeitamente legítimo. Já tivemos leitores que ficaram sem poder assistir ao jogo do FC Barcelona, tendo ingressos comprados, e outros que tiveram muitos problemas para chegar no aeroporto por causa da interrupção do serviço do Aerobús (um problema que pode ser muito sério quando você está indo pegar seu voo, nem tanto quando você está chegando na cidade). Mas para a maioria dos turistas, fora o dia da greve geral, a experiência deve ter sido muito parecida com a relatada por você. O problema é que não sabemos o que pode acontecer no futuro. A próxima semana deve ser crítica. Dependendo do que acontecer, a situação pode piorar, e a perspectiva de greves gerais de muitos dias é preocupante. Vamos manter o texto atualizado. Mais uma vez, obrigado pelo seu relato!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Por nada, Nilo, acabamos de atualizar o texto com os eventos de ontem à noite. Ainda deverá haver uma nova atualização com os eventos de hoje.

  5. Avatar

    Obrigada pelas informações. Minha chegada à Barcelona está prevista para o dia 21.10. Irei acompanhar, através do site de vcs, a situação até lá. Obrigada, mais uma vez.

  6. Avatar

    Olá, Tony!
    Comprei o seu ebook e amei as sugestões que vc oferece ali. Parabéns também pelo site!!!
    Chego a Bcn dia 16/10 e volto também por Bcn dia 31/10. Você acredita que toda essa situação possa afetar os aeroportos a curto prazo?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Vanessa, o governo da Espanha encaminhou corpos especiais da Policía Nacional para garantir a ordem nos aeroportos. Não anticipamos problemas neles a curto prazo. Abraço!

  7. Avatar

    Boa Tarde, estou a pensar em ir passar a passagem de ano a Barcelona mas estou um com um bocado de receio de ir devido às manifestações. Acham que isto se vai agravar ou vai acalmar tudo?
    Obrigado e bom trabalho!!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezado Rafael, tudo o que sabemos está no texto acima, que tentamos atualizar sempre que há alguma novidade. Não temos como antecipar se a coisa vai piorar ou não. Será necessário aguardar e acompanhar as notícias. Abraço.

  8. Avatar

    Boa Noite Tony, antes de mais nada um elogio, são ótimas orientações ao turista, chego em Barcelona dia 02.11 e gostaria de passear com ônibus turístico em dois dias, gostaria de saber a diferença entre os dois já que os preços são iguais, e se existir cancelamento por parte de greves terei ressarcimento ? a mesma pergunta para sagrada família ?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezado Ricardo, seja bem-vindo ao passaporte BCN. Em caso de greve, existe resarcimento dos ingressos ou bilhetes não usados, sim. Aproveite para deixar sua consulta específica sobre o ônibus turístico no texto de ônibus turístico. Abraço.

  9. Avatar

    Tony, muito grata pelo seu texto, que foi bastante esclarecedor.
    Tenho viagem marcada para janeiro de 2018. Confesso que o terrorismo e as possíveis manifestações não me assustam. O q tem me incomodado é: caso a Catalunha enfim decida pela separação, fico preocupada com a questão do visto, ou seja, como a Caralunha sairia do Tratado Schengen e da UE, como ficaria a situação dos turistas para entrarem e/ou permanecerem no país?
    Fico pensando se tudo mudaria ou se haveria um período de transição a esse respeito, ou seja, se as nacionalidades q entravam sem visto continuariam a entrar assim por um período até definirem as novas regras.
    O que você teria dizer sobre isso, Tony? Alguém por aí já teria especulado ou dado alguma dica?
    Antecipadamente agradeço!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Ilana, você está indo rápido demais. Se a independência acontecer (as chances reais são praticamente zero), seria um proceso gradual, similar ao Brexit, que levaria muito tempo até ser completado. Abraço.

  10. Avatar

    Olá Tony, como estão nas coisas aí? Estou com a passagem marcada para o dia 30/11 mas estou receosa das atrações estarem fechadas e da violência. Tem alguma notícia Nova?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Olá Viviane, é muito importante tomar muito cuidado na hora de usar o termo “violência” porque, como deixamos claro no texto acima, unicamente houve um episódio de violência na crise, protagonizada por protestos pacíficos. Igualmente, houve uma única data na qual as atrações turísticas ficaram fechadas. Elas continuam funcionando normalmente e com muitas turistas na cidade, por sinal (e as habituais filas em Sagrada Família, Park Güell e Casa Batlló). Esta semana foi muito tranquila em Barcelona. O texto está atualizado com data de hoje dia 21 de outubro.

  11. Avatar
    Fabio de Mello Falvo

    Sai ontem de Barcelona e presenciei os protestos de sábado passado dia 21-10. Não era à intenção, mas estava dentro da casa batló quando o movimento cresceu. Como tinha que pegar outro metro porque o daquela praça estava fechado, cruzei a esquina com a multidão e foi que vi a participação de idosos, crianças e cadeirantes.
    Como Tony informou elas são bem pacíficas, mas é claro que deve ser evitada.

  12. Avatar

    Tony você é muito atencioso e seu blog é ótimo. Sempre que vou a bela, alegre e pacifica BCN me atualizo através dele. Excelente trabalho sempre. E boa sorte aos catalães povo maravilhoso que merece decidir se quer ou nao continuar fazendo parte da repressora Espanha.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Muito obrigado pelas suas palavras, Cristina. Esperamos que você não fique chateada, mas achamos injusta sua colocação sobre a “repressora Espanha”, existe muita gente na Espanha que não concorda com as ações do governo, como existe muita gente dentro da Catalunha que concorda com essas ações. Tentamos evitar etiquetas porque costumam ser muito injustas. Tanto a Espanha quanto a Catalunha estão divididas, de forma difícil de conciliar, sobre o assunto. Abraço.

  13. Avatar

    Estou em Barcelona e mesmo com todas as reviravoltas políticas e notícias tensas, o clima é absolutamente pacífico. Não há nada a temer com relação à segurança.

  14. Avatar

    Bom dia, Tony. Obrigada por manter seu site sempre atualizado. Será nossa primeira vez em Barcelona; ficaremos na cidade do dia 7 até 12/12. Devido ao contexto político atual, quais hotéis você poderia indicar, onde pudéssemos ficar fora dos pontos mais problemáticos (de possíveis protestos)? Abraço.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Lisane, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Não conseguimos pensar em um hotel que fique em um ponto problemático. Se você quiser saber nossa opinião sobre sua escolha de hotel, aproveite nossa consultoria gratuita de hospedagem. Abraço.

  15. Avatar

    Parabéns pelo site.
    Parto amanhã dia 6nov até dia 9 para Barcelona. Sabem se há manifestações agendadas para os próximos dias?
    Existe algum site onde me possa manter informada sobre esse assunto?
    Obrigada

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Daniela, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Há greve geral convocada para o dia 8. Acompanhe as notícias em elperiodico.com e lavanguardia.com. Abraço.

  16. Avatar

    Olá agradeço o excelente trabalho que vocês fazem.
    Gostava de saber se há alguma manifestação prevista para di 30 de Novembro, pois vou ficar instalada na praça da Catalunha e preciso de acautelar a hora do voo de regresso.Obrigada

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Mary, há vários dias que não atualizamos o texto acima por falta de novidades. A situação está calma e até as eleições de 21 de dezembro não deve acontecer nenhum grande protesto. Por enquanto não sabemos de nenhuma manifestação programada para 30 de novembro, mas é bom perguntar no seu hotel na hora que já estiver em Barcelona. Abraço.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, a resposta depende da sua nacionalidade e da origem da sua viagem. Veja as exigências da imigração para os brasileiros que visitam Barcelona a turismo aqui.

  17. Avatar

    Boa tarde! Parabéns pelo trabalho! Essencial para quem viaja a Barcelona pela primeira vez!
    Vou chegar a Barcelona no dia 01 de Maio, feriado do dia do trabalho.
    Sabe me dizer se haverá alguma manifestação na Placa da Catalunya? Meu hotel fica nessa região e gostaria de ir de Aerobus se fosse possível…

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Monica, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Tradicionalmente, há uma manifestação reivindicativa no dia 1 de maio, marcha que costuma terminar na Plaça Catalunya. Por isso, dependendo do horário da sua chegada (que você não informa) o Aerobús pode não ser a melhor escolha. Pergunte para o motorista qual é a situação no centro da cidade e tenha um plano B (táxi) caso o Aerobús falhar. Abraço.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      A manifestação costuma ser no período da manhã, dissolve em tempo para as pessoas voltarem para casa para almoçar (lembrando que o almoço na Espanha acontece mais tarde que no Brasil). É possível que no horário da sua chegada no centro o trânsito já esteja desimpedido. Abraço.

  18. Avatar

    Já pensando em um plano B, me diga: o UBER funciona bem em Barcelona? Tem WI FI no aeroporto (ou algum posto de venda de chip para o celular?)
    Agradeço imensamente sua paciência e atenção.

  19. Avatar

    Só mais uma perguntinha: fico em Barcelona até 6/5. Tem alguma outra manifestação agendada nesse período além desta de 1/5??

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Que a gente saiba, não. Queremos insistir no fato de que a manifestação do primeiro de maio não tem nada a ver com a crise política na Catalunha, é uma manifestação que acontece todo primeiro de maio.

  20. Avatar

    Boa noite!!
    Vou para Madrid (Toledo, Segovia, Ávila), Zaragoza e Barcelona inicio de novembro.
    Como estão as coisas por ai até o momento? Algo para ser evitado nessa época que estarei por ai (01/11/18 a 12/11/18)?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Olá de novo, Luiza, em Barcelona devem acontecer várias manifestações ao longo do outono, mas está tudo calmo. No resto da Espanha a crise na Catalunha tem zero repercussões no turismo. Abraço.

  21. Avatar

    Tony , estamos indo dia 25 de outubro para uma avaliação médica no centro de Barcelona , e estaremos hospedado no Hotel Villa Emilia , em Calabria , essa área , está havendo algum protesto?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Alan, não foram registrados incidentes violentos na área da rua Calabria, mas os cortes nas ruas e estradas podem acontecer em qualquer momento e afetar a cidade toda. Por isso é bom planejar os deslocamentos com suficiente tempo. Abraço.

  22. Avatar

    Boa tarde,
    Tenho viagem marcada de 30 de outubro a 3 de novembro em Barcelona, mas não sei se deva ir. Ouvi falar numa greve organizada pelos estudantes para 30 e 31 de Outubro. Será algo com que deva preocupar? Não sei se devo ir ou não…

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Claudia. A greve organizada pelos estudantes é indefinida. Você vai visitar Barcelona durante um feriado. Nos dias 30 e 31 podem acontecer cortes de ruas e estradas. Planeje sempre com muita antecedência os deslocamentos. A decisão de visitar Barcelona só pode ser tomada por você.

    2. Avatar

      Bom dia! Estarei em Barcelona na 2a quinzena de novembro e a expectativa em relação às possíveis manifestações é grande. Claudia, você poderia informar como foi sua experiência? Obrigada.

  23. Avatar

    Estou até emocionada de ler o relato de vocês. Muito agradecida Passaporte BCN! Estive a procura de informações sobre as manifestações e pelo visto está bem longe de encerrar. Porém, realmente não quero perder essa oportunidade de poder conhecer Barcelona, já estou com tudo comprado, com chegada para justamente o dia das eleições 10/11/19. É realmente uma decisão muito ruim a ser tomada. Ainda fico em duvida quanto à melhor localização de hospedagem caso ocorra manifestação???!!!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Maria, ficamos felizes ao ter servido de ajuda com nosso relato da crise na Catalunha. Realmente, tomar uma decisão está ficando cada vez mais difícil. É isso mesmo, a crise está bem longe de encerrar, parece que vamos ter protestos durante muito tempo. A localização de hospedagem que você deveria evitar é a região da Plaza Urquinaona e a Via Laietana, palco de muitos protestos. Na hora que você tiver identificado um hotel que pisque para você, aproveite para perguntar na nossa consultoria de hospedagem (um serviço gratuito), teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima