roteiro: Diagonal Mar e Parc de la Ciutadella

Parc Diagonal MarParc de la Ciutadella

O roteiro Diagonal Mar e Parc de la Ciutadella visita dois parques importantes da cidade: o moderno Parc Diagonal Mar, e o tradicionalíssimo Parc de la Ciutadella.

Dados práticos

  • Duração: 1/2 dia.
  • Periodo do dia: pode ser feito de manhã ou de tarde.
  • Melhor em: um dia de sol. O roteiro todo é ao ar livre e não tem a menor graça em um dia de chuva
  • Nível de esforço: leve. A caminhada é feita toda no plano.
  • Indicado para: quem gosta de parques.
  • Levamos as crianças?: sim, há muito lugar para correr e brincar.
  • Transporte: usando o metrô e o bonde. Gasto total: 2 passagens por pessoa.
  • Categoria: Barcelona verde.

O roteiro

1. Com destino ao Parc Diagonal Mar, pegue a linha 4 (amarela) do metrô no sentido La Pau e desça na estação Selva de Mar.

2. Saindo da estação, caminhe 50 metros até sair na Avenida Diagonal e siga à direita. A Avenida Diagonal atravessa Barcelona de ponta a ponta. No bairro da Diagonal Mar, a avenida é muito bonita, arborizada e com um calçadão central muito agradável.

3. Continue caminhando pelo quarteirão até chegar na entrada do Parc Diagonal Mar. Todas as informações sobre o Parc podem ser consultadas aqui.

4. Na entrada do parque você verá as estruturas de irrigação, que é feita através de estruturas de aço com grandes vasos pendurados. Os imensos vasos homenageam a Antoni Gaudí com a utilização do trencadís, fragmentos de cerâmica esmaltada com funções decorativas.

5. Vá percorrendo o parque, bordeando o lago pela beirada esquerda. Ao redor do parque você verá modernas torres de apartamentos de alto padrão, muito comuns no Brasil, mas uma raridade em Barcelona.

6. O parque está dividido por várias ruas. Ao chegar no Passeig de Taulat, atravesse a rua e entre em outra parte do parque. Olhando à esquerda, antes de atravessar, você verá a silhueta branca da moderna Torre Diagonal ZeroZero.

7. Esta parte do parque está rodeada por torres de apartamentos ainda mais modernas. Vá até o final do parque e retorne pelo mesmo caminho, atravessando de novo o Passeig de Taulat.

8. Quando chegar ao laguinho, vá pela passarela à esquerda. No final da passarela, à esquerda, há uma área com escorregadores, onde as crianças fazem a festa.

9. Sai do parque pelo mesmo lugar pelo qual entrou, vire à esquerda e pegue o bonde bem em frente ao Diagonal Mar Centre Comercial. Pegue o bonde no sentido Ciutadella / Vila Olímpica, no lado oposto ao centro comercial. Sua passagem de metrô também é válida para pagar o bonde, só precisa introduzí-la nas máquinas que ficam dentro do bonde, para validar a passagem para cada passageiro.

10. Dentro do bonde, tente sentar do lado esquerdo para poder contemplar a Torre Agbar, que pode ser vista no caminho. Quando o bonde estiver se aproximando do Parc de la Ciutadella e fizer seu giro final (um leve giro à esquerda, o muro do parque vai ficar à direita) é hora de descer. O nome da estação é Wellington.

11. Saindo da estação, volte uma parte do caminho percorrido pelo bonde e vire à esquerda, acompanhando o muro externo do parque. Depois de cinco minutos caminhando, chegará em uma das principais entradas do parque. Do outro lado da rua dá para ver o Monument a Rius i Taulet e atrás dele, ao longe, o Arc de Triomf. Mas agora é hora de ir ao parque.

12. É um bom momento para dar uma olhada no texto sobre o Parc de la Ciutadella e conhecer sua história; é o parque mais antigo de Barcelona.

13. Entrando no parque, o edíficio à direita è o Castell dels Tres Dragons (castelo dos três dragões), construído pelo arquiteto modernista Lluís Domènech i Montaner.

14. Continuando pelo passeio principal e também à direita, estão o Umbracle e o Hivernacle, duas estufas instaladas no parque.

15. A entrada ao Zoo de Barcelona é vigilada pelo Monument al General Prim. Chegando nele, vire à esquerda para chegar até o prédio do Parlament de Catalunya, a assambleia legislativa da Catalunha.

16. O trecho final do passeio pelo parque leva direto até o pequeno lago com sua cascata monumental, coroada pelo carro de l’Aurora. Aproveite para subir pela escadaria lateral da fonte. O conjunto todo é muito bonito.

17. Para terminar o passeio, saia do parque passando ao lado do outro grande lago, aproximando-se do Hivernacle e saindo por uma porta lateral. Essa saída leva até a última descoberta do dia: o Homenatge a Picasso ao lado do muro exterior do parque.

Como o passeio termina na entrada do bairro do El Born, no distrito de Sant Pere, Santa Caterina i La Ribera, nossa sugestão é que o almoço ou o jantar, dependendo do horário do dia, seja feito em algum restaurante do pedaço.

Deixe um comentário