calendário anual

Apresentamos aqui o calendário anual com os eventos mais importantes na cidade de Barcelona, para ajudar sua programação de visita à cidade. Não deixa de ler também o texto sobre os feriados e a temporada alta.

JANEIRO

1 de janeiro. Any Nou (em espanhol, día de Año Nuevo). O comércio fecha; então é um ótimo dia para passear pela cidade e curtir o friozinho do inverno.

5 de janeiro. Cavalcada des Reis Mags (em espanhol, Cabalgata de los Reyes Magos). Acontece no final da tarde. Os Reis Magos costumam chegar em barco no porto de Barcelona, e o desfile começa subindo a Via Laeitana, seguindo à esquerda para percorrer a parte baixa do Exaimple. Para consultar o percurso de cada ano basta pesquisar “recorregut +cavalcada +barcelona” no Google. Outros desfiles menores acontecem em diferentes bairros da cidade.

6 de janeiro. Dia de Reis (em espanhol, Día de Reyes). O dia do ano no qual as crianças de Barcelona, e do resto da Espanha, recebem seus presentes de Natal. Uma tradição que está se perdendo com a introdução da figura de Papai Noel e da troca de presentes no dia de Natal. As crianças espanholas ainda escrevem cartinhas com seus pedidos aos Reis Magos e não a Papai Noel.

17 de janeiro. Festes dels Tres Tombs no dia de Sant Antoni Abat. A festa tem sua origem na segunda metade do século XIX e homenagea a Sant Antoni Abat, protetor dos animais domésticos e de carga. Uma data que em Barcelona se celebra, no período da manhã, no bairro de Sant Antoni, perto do Mercado de Sant Antoni, com um desfile de carruagens puxadas por animais.

FEVEREIRO

Barnasants, festival internacional de cantautores. Entre final de janeiro e metade de março, acontecem shows de música em diferentes espaços de Barcelona (incluindo o Palau de la Música Catalana). Pelo festival já passaram os cantores mais admirados e respeitados da língua espanhola. Mais informações na web oficial.

Carnaval. Costumava ser celebrado com um grande desfile no sábado, chamado de a Gran Rua. Este desfile foi abolido em 2012, por considerar que não era suficientemente tradicional. Vários bairros da cidade (Gràcia, Sants, Horta) celebram “ruas” mais tradicionais. Outros atos tradicionais do carnaval acontecem no bairro da Ribera e outras partes da cidade.

Festes de Santa Eulália. A grande festa de inverno da cidade, comemorando Santa Eulália, conhecida também por “a Laia”. Durante uma semana, em torno do dia 12 de fevereiro (dia de Santa Eulália, que às vezes coincide com o carnaval), eventos e atividades são organizados em muitas partes da cidade. Grande parte dos eventos estão voltados para o público infantil. É um bom momento para ver os castellers (as torres humanas) em ação.

ABRIL

23 de abril. Uma data festiva com dupla comemoração, celebrando Sant Jordi (São Jorge), padroeiro da Catalunha, e também o Dia do Livro. Apesar da importância da data não é feriado em Barcelona. Uma tradição nessa data é que os homens presenteem as mulheres com uma rosa e estas retribuam com um livro. As Ramblas recebem inúmeras bancas de venda de livros e flores, como também acontece na Plaça de Sant Jaume, situada no Barri Gòtic.

Fira d’abril de Catalunya . Um festival que dura 10 dias entre o final de abril e começo de maio. Desde 1971 a tradicional Feria de Abril de Sevilha é celebrada também em Barcelona, que tem uma grande colónia de imigrantes da Andaluzia. A Feria de Abril celebrada em Barcelona é a segunda maior da Espanha, maior que férias da própria Andaluzia, como as de Granada ou Córdoba. É celebrada no Parque del Fórum, onde são instaladas 70 “casetas” (espécie de barracas) com música, comida e divertimento.

MAIO

11 de maio. Fira de Sant Ponç (Feria de Sant Ponç). Celebrando o dia do padroeiro dos herboristas e apicultores na Catalunha, esta festa tem lugar na Carrer d’Hospital, no bairro de El Raval. É uma das festas mais antigas de Barcelona. São instaladas quase uma centena de barraquinhas, onde é possível encontrar plantas medicinais, mel, frutas cristalizadas, geléias e queijos artesanais. A festa se estende pelas Ramblas de El Raval e na paróquia de Sant Agustí.

Ciutat Flamenco. Antes conhecido como “Festival de Flamenco de Ciutat Vella”, é uma das melhores chances de ver flamenco autêntico na cidade de Barcelona. Na web oficial você encontrará mais informações.

Pasqua Granada (em espanhol, Pentecostés). É feriado local em Barcelona. Como é um feriado móvel em 2013 será no 20 de maio e em 2014 no 9 de junho.

Primavera Sound. Festival de música que acontece no final de maio o começo de junho. Informações atualizadas na web oficial do evento.

JUNHO

Corpus Christi. Em Barcelona, durante as festividades do Corpus Christi, acontece uma celebração muito tradicional e curiosa: a l’ou com balla (literalmente, “o ovo como dança”). Algumas fontes de claustros e pátios são decoradas com flores e frutas. No alto da fonte é colocada a casca de ovo vazia, que fica girando no alto dos jatos de água sem cair. É possível ver esta tradição na Catedral de la Santa Cruz e Santa Eulalia, no Museu Frederic Marès, na paróquia de Santa Anna (Rivadeneyra, 3), na Casa de l’Ardiaca (Santa Llúcia, 1), no Ateneo Barcelonés (Canuda, 6), na paróquia da Puríssima Concepció (Aragó, 299), na Reial Acadèmia de Bones Lletres (Bisbe Caçador, 3) entre outros. Em 2015 Corpus Christi será no 4 de junho.

Sónar. Um dos festivais de música eletrônica mais importantes da Europa. É celebrado durante três dias na metade do mês de junho. Sua página oficial contém informações atualizadas. Durante o periodo do festival há uma grande afluência de turistas na cidade.

Sant Joan (em espanhol, San Juan). A noite que antecede o dia de Sant Juan, 24 de junho, é a mais curta do ano. Nessa noite, é tradição receber ao santo com fogueiras (que agora devem ter permissão das autoridades), rojões (que podem incomodar a muitos) e festas populares nas ruas da cidade. Muitas pessoasse dirigem às praias de Barcelona para receber o verão. Os “chiringuitos” (barraquinhas) de praia abrem a noite toda e as pessoas ficam acordadas aguardando a saída do sol.

Pride Barcelona. No sábado mais próximo do 28 de junho é celebrada a Pride Barcelona, a parada do orgulho gay mais importante do Mediterrâneo. A página oficial do evento contém mais informações.

JULHO

Grec Festival. O festival internacional de teatro, dança, música e outras artes de Barcelona. É celebrado em vários cenários espalhados pela cidade. Sua página oficial contém informações atualizadas.

AGOSTO

Festa Major de Gràcia, entre o 15 e 21 de agosto. Durante agosto, por toda Espanha, são celebradas as festas locais mais importantes e em Barcelona não é diferente. O tradicional bairro de Gràcia comemora suas festas, as mais conhecidas de Barcelona. Um grande desfile marca o começo das festividades no dia 15. Além da festa na rua, a celebração é conhecida pelo concurso que premia a rua melhor enfeitada durante as festas. O bairro leva a celebração muito à sério. A página oficial da festa contém mais informações.

Festes de Sant Roc. Uma das mais antigas de Barcelona, celebrada sem interrupção desde 1589. Acontece na metade do mês de agosto e seu cenário é a Plaça Nova no Barri Gòtic, bem perto da catedral. Uma bela chance de conhecer muitas tradições centenárias.

Festa Major de Sants. Acontece por volta do dia 24 de agosto. Festa local no bairro de Sants. A página oficial da festa contém mais informações.

SETEMBRO

11 de setembro. Diada (Dia Nacional de Catalunya), a festa nacional da Catalunha. É celebrada com um ato institucional no Parc de la Ciutadella.

La Mercè (Fiestas de la Mercè). Acontece por volta do dia 24 de setembro, no qual se comemora a Mare de Déu de la Mercè (Virgem de la Mercè), padroeira da cidade. São as festas mais importantes de Barcelona, que tem duração de uma semana, onde as atividades acontecem nas ruas. É um momento excelente para presenciar as torres humanas, os “castellers”, na Plaça Sant Jaume. Vale a pena consultar a página oficial da festa, que contém informações detalhadas sobre o extenso programa de eventos.

Festa Major de la Barceloneta. Acontece por volta do dia 29 de setembro. Festa local no bairro da Barceloneta.

NOVEMBRO

Barcelona Jazz Festival. Durante o mês de novembro, Barcelona celebra seu festival internacional de jazz. A página oficial do evento contém mais informações.

DEZEMBRO

Nadal (em espanhol, Navidad). As comemorações do Natal tomam conta da cidade. As ruas e os comércios aparecem enfeitados. No barri Gòtic, na frente da Catedral de la Santa Cruz e Santa Eulalia, acontece a Fira de Santa Llúcia, com barraquinas que vendem todo tipo de objetos para enfeitar e montar o presépio.

Veja também no passaporteBCN: Quando visitar Barcelona | Clima e tempo em Barcelona | feriados e a temporada alta em Barcelona | Barcelona em janeiro | Barcelona em fevereiro | Barcelona em março | Barcelona em abril | Barcelona em maio | Barcelona em junho | Barcelona em julho | Barcelona em agosto | Barcelona em setembro | Barcelona em outubro | Barcelona em novembro | Barcelona em dezembro

44 comentários em “calendário anual”

  1. Olá,
    Estou começando a seguir a página, pois estou pensando em passar o Réveillon em Barcelona.
    Ainda não pesquisei a fundo o site, mas estou vendo que é bem completo e que será muito útil, caso a viagem aconteça.
    Queria tirar uma dúvida, se possível, que não achei na rápida pesquisa que fiz.
    Li pela internet que nos dias 25 e 26/12 e 1/1 tudo fica fechado. É isso mesmo? Lojas, museus, etc, inclusive dia 26? E se for o caso mesmo, há opções para visitar parques e/ou áreas que não fecham, para esses dias não ficarem perdidos?
    Obrigada! Abs.
    Suzana

      1. Olá Tony,
        Realmente não tinha visto todos os links que você mandou.
        Caso eu feche mesmo a programação, devo pesquisar mais o seu site, e talvez apareça com mais dúvidas.
        Muito obrigada pela ajuda.
        Abs.

    1. Tony

      Prezada Izabel, no momento estamos batendo perna testando três novos bate-voltas para a guia. Na terça-feira, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

  2. Bom dia! Queria saber onde acontecem os desfiles de carnaval. Chegarei dia 12.02 em Barcelona e ficarei na plaza catalunia Prox ramblas. Obrigada

    1. Tony

      Prezada Thais, consulte nossa agenda mensal para ver os detalhes dos eventos mais importantes que vão acontecer em Barcelona durante fevereiro, inclusive o carnaval. Mas o carnaval de Barcelona é um evento muito modesto e, se for sua primeira vez na cidade, não deixaríamos de visitar nenhum ponto turístico para assistir os eventos do carnaval. Abraço.

  3. Boa tarde,

    Vou para Europa em fevereiro de 2016 e resolvi fazer uma parada de 1 semana em barcelona, na volta.
    Ao começar a fazer minhas pesquisas de hotel verifique preços fora do normal, justamente na data que vou, para exemplificar, uma diária em determinado hotel custa R$ 300,00 uma semana antes ou depois da data que estarei em barcelona, mas na semana que estarei aí esse mesmo hotel cobra R$ 9.000,00 pela mesma diária do mesmo quarto.
    Verifiquei que ocorrerá, para meu azar, o Mobile World Congress, justamente no período que estarei em BCN, essas diárias tendem a voltar para um valor “normal” ou realmente essa discrepância de preços permanecerá até o fim? Será que é possível fazer algum tipo de previsão?
    Obrigado

    1. Tony

      Prezado Roberto, a semana do Mobile World Congress é o período mais crítico do ano no quesito hospedagem. As diárias voltam aos valores normais dois ou três dias depois de finalizado o evento. Abraço.

  4. Putz, então eu me dei mal, minhas passagens já estão compradas e coloquei o retorno ao Brasil saindo de Barcelona, os preços estão surreais, na verdade acho que não é nem uma questão de preço e sim de um bloqueio de quartos. Eurostar Cristal Palace, em média 6 diárias por R$ 2.350,00, no período do evento (justamente quando estarei em BCN) sai por R$ 53.000,00. (isso mesmo, cinquenta e três mil reais por 6 diárias). Vou ter que apelar para o Airbnb e alugar um apartamento.
    Obrigado, to até com medo…rs

    1. Tony

      Prezado Roberto, os preços escandalosos se devem, em parte, ao bloqueio de quartos. Ao contrário do que acontece em grandes eventos esportivos (como nos Jogos Olímpicos de Londres ou a Copa no Brasil), quando grandes quantidades de quartos foram bloqueiados e depois liberados por falta de procura, no caso de Barcelona a cidade lota mesmo durante as datas do MWC. É difícil achar quarto até nas cidades da província de Barcelona. Comece a pesquisar alguma coisa, mesmo que cancelável, o quanto antes! Abraço.

  5. Gostaria de saber um pouco mais sobre o feriado de 12/10, o qual não encontrei descrito na página.
    Há festividade ? o comércio está fechado? onde melhor visitar nesse dia.
    Vi que na tabela do Barcelona, eles não jogam no domingo anterior. Por que??
    Aguardo o retorno.
    Muito obrigada !

    1. Tony

      Prezada Andrea, o calendário acima apresenta unicamente datas que são significativas para a cidade de Barcelona. Não aparecem feriados nacionais sem nenhuma trascendência para Barcelona, como é o caso do 12 de outubro, “Día de la Hispanidad”. Será um feriado normal, com o grande comércio fechado. No dia 12 pode completar qualquer um dos nossos roteiros.
      Há várias datas ao longo do ano quando não existe rodada da Liga de futebol, para poder acomodar jogos classificatórios da seleção nacional.
      Abraço.

  6. Cristina Hernandez Molas

    Queremos ir para Barcelona e pensamos no mês de Maio.Sou filha de catalães e pensamos em conhecer por conta própria sem guia,o que você nos sugere

    1. Tony

      Prezada Cristina, veja Barcelona em maio. Barcelona é uma cidade muito fácil para ser percorrida por conta, sem a necessidade de contar com acompanhamento. Aqui no site você vai encontrar muito material informativo (veja os menus da parte superior, especialmente nossos roteiros ») para ajudar a preparar sua viagem, e ainda conta com as caixas de comentários para tirar todas suas dúvidas. Estamos por aqui para tentar ajudar. Abraço.

  7. Queridos Tony e Cecília, boa noite.

    Acabo de adquirir meu ebook e estou encantada! Quero parabeniza-los pelo excelente trabalho.
    Sou uma jovem de 33 anos que voltará a Barcelona depois de 15 anos, chego no dia 27/12 e retorno ao Brasil no dia 04/01. Estou super ansiosa e gostaria de pedir uma dica apesar de já ter lido informações no site de vcs. Qual será o melhor lugar para passar a virada do ano? Gostaria de passar em algum lugar aberto, parque, praça.
    Entre a semana que passarei em Barcelona para não quebrar os roteiros penso em fazer um bate e volta para Vall de Nuria no dia 02/01, estará aberto, é uma boa data?
    Desde já muito obrigada
    Abraços Dyanne

    1. Tony

      Prezada Dyanne, bem-vinda ao passaporteBCN e obrigado pela confiança. Esperamos que você aproveite muito o guia! Temos um texto dedicado ao fim do ano 2015/2016 em Barcelona, esta aqui. Até o começo de dezembro não devemos contar com as informações mais específicas sobre as atividades que vão acontecer no período em Barcelona. Vall de Núria estará aberto no dia 02/01, muito provavelmente com muita gente na estação, ao se tratar de um feriado (dia 1) seguido por um sábado e um domingo. Abraço.

  8. Olá. Por favor, vai aconter algum grande evento na cidade de 23 a 28/02? Por ser período de carnaval, os pontos turísticos funcionam? Grata

      1. Obrigada Tony, super válida essa informação, não tinha visto… realmente vi que está difícil confirmar hotel na cidade. Obrigada e vou alterar as datas!

        Mais uma pergunta: durante o mês de fevereiro é favorável visitar Monserrat?

      2. Tony

        Meiry, Montserrat pode ser visitada em qualquer época do ano. Se der para evitar o final de semana, quando há mais visitantes, qualquer dia é válido. Abraço.

  9. Boa noite! Site exepcional. Difícil achar outro com tanta qualidade!
    Tenho uma dúvida, onde posso ver os eventos que acontecerão em Barcelona em dezembro?
    De todo tipo, show, festivais, esportivos e por ai vai.

    Obrigado!!

    1. Tony

      Prezado Felipe, publicamos a agenda de eventos do mês por volta do dia 20 do mês anterior. Logo mais você vai poder consultar a agenda do mês de dezembro. Clique no ícone que aparece na barra lateral direita do site para ver a agenda mais recente.
      Para uma agenda de eventos mais abrangente, indicamos a consulta desta página do site oficial de turismo de Barcelona. Abraço.

  10. Olá. Irei para Barcelona dia 24 de março de 2017, gostaria de ajuda quanto a hospedagem Fiquei em dúvida se ficava em um hotel, um hostel ou um apartamento (airbnb).
    Para mim tds as opções tem suas vantagens, pois no hostel é legal conhecer gente de todo o lugar e sempre tem festas. No Hotel pela comodidade e no apartamento pela facilidade.
    Qual você sugere para mim? Sim, quero um lugar que fique ao menos perto de todas as atrações. E vou com meu namorado.
    Se possível, falar o nome dos lugares.

    Grata.

  11. Em primeiro lugar, parabéns e obrigada pelo excelente site!!
    Nunca vi algo tão completo.

    Estarei em Barcelona no dia 11/09 (Diada). Gostaria de saber se a cidade “para” e se corre risco de encontrar algum lugar turístico fechado, em função do feriado.
    Uma possibilidade seria planejar um bate-volta para Montserrat neste dia. Sabe se este feriado é também comemorado por lá?
    Obrigada!!

    1. Tony

      Prezada Rosângela, seja bem-vinda ao passaporte BCN. A cidade não para durante a Diada, até mesmo por não se tratar de um evento com relevância para os turistas que visitam a cidade – e Barcelona é uma cidade turística. Um bate-volta para Montserrat esse dia pode ser uma opção, mas pode ter uma grande concentração de visitantes, sendo que a Diada é um dia de reivindicação nacional, e Montserrat é um importante símbolo para a Catalunha. Seria melhor escolher um roteiro por Barcelona, como o que percorre o Parc de Montjuïc. Abraço.

  12. Ola, estou pensando em ir no Carnaval para Barcelona, mas gostaria de saber como é comemorado o Carnaval ai e se é um bom lugar para jovens em relação a festas, pessoas mais jovens?
    Obrigada

  13. Tony, achas interessante conhecermos a Fira d’abril de Catalunya? Como estamos em 6 e com carro alugada, acha fácil chegarmos lá ou pegaremos transito parado nas proximidades? Tem estacionamento no local? Deixar na rua será impossível?

    1. Tony

      Pati, não achamos interessante conhecer a Feria da Abril. Isto é, se você conta com 20 dias em Barcelona, então sim, cheguem até lá para ver como é uma festa típica da Andaluzia acontecendo na Catalunha. Caso contrário, há inúmeros outros lugares que merecem muito mais sua atenção (veja as atrações imperdíveis de Barcelona).

    1. Tony

      Bom dia, como informado no texto acima, o dia 11 de setembro é a Diada. Devemos publicar uma agenda de eventos para o mês de setembro por volta do dia 20 de agosto. A agenda pode ser acessada através do link na coluna direita do site.

  14. Olá Tony! Contagem regressiva para BCN, chegando na quarta, 15 de novembro.
    Na sexta, 17, teremos o Festival de Jazz na Font Mágica, às 21:30h. Estarei hospedado na Avenida Sarria perto do metrô Clinicas. Poderia me sugerir um caminho e horário ideais, além de bom posicionamento para o espetáculo?
    Muito obrigado mais uma vez,
    Fátima e Luiz Leao

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Olá Luiz e Fátima, imaginamos que você esteja falando do metrô Hospital Clínic. Para chegar na Font Mágica, pegue a linha azul do metrô e na estação Barcelona Sants, troque para a linha verde, descendo na estação Espanya, que fica bastante próxima da fonte. Não existe nenhuma dica específica sobre o posicionamento, a área ao redor da fonte é grande, e costuma concentrar muita gente. O visual para quem olha a fonte com o Palau Nacional atrás é muito bonito. Abraço.

      1. Tony, a solicitude de vocês é rara. Desculpe algumas perguntas impertinentes ou redundantes porquê já contidas no seu site.

        Muito obrigado!

  15. Olá Tony, vamos estar em Barcelona do dia 07 ao 13 de fevereiro de 2018, eu, meu marido e nosso filho de 11 anos, gostaríamos de saber sobre a Festes de Santa Eulália, tem algum local com mais informações sobre as programações? Gostaríamos de ver os castellers, vcs indicam um lugar específico p assistir? Ou vcs acham q ainda é cedo, espero chegar mais perto da data? Desde já agradeço a atenção mais uma vez, estou grudada nesse site, impressionada com suas dicas fantásticas!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Claudiane, no calendário de fevereiro, que deveremos publicar por volta do dia 20 de janeiro, incluiremos a informação sobre as festas de Santa Eulália, assim como qualquer outra atividade como os castellers, se houver, sendo que o inverno não é época de apresentação das torres humanas. ABraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *