10 dicas para economizar em Barcelona

Quem é que não gosta de poupar algum dinheiro, ainda mais se for algum euro? Pensando nisso, selecionamos 10 dicas para economizar em Barcelona que podem significar uma boa economia durante sua estadia na cidade. Mesmo estando entre as grandes capitais turísticas europeias mais econômicas, sempre existe a possibilidade de dar uma enxugadinha no orçamento da sua viagem. Continue lendo para saber como.

1. Hospedagem

Hotel Omm, Barcelona

A hospedagem representa uma fatia considerável do orçamento de qualquer viagem. Veja nossas três dicas básicas para tentar economizar com a hospedagem em Barcelona:

  • leia com atenção o texto como escolho meu hotel?, especialmente a seção dedicada a explicar algumas bizarrices tarifárias da hotelaria de Barcelona. Basicamente, não pense que por um hotel ter menos estrelas vai necessariamente ter uma tarifa mais barata. Já vimos muitas vezes os hostales e pensiones com diárias mais caras que hotéis de categoria superior.
  • como em muitas outras cidades do mundo, na hora que você pesquisa uma localização menos central, os preços da hotelaria costumam cair. No caso de Barcelona, que é uma cidade relativamente compacta, pesquisar em regiões mais afastadas, mas muito bem comunicadas, como as redondezas da estação de Sants em Barcelona ou mesmo em outras ainda mais afastadas, como as regiões do Poblenou e da Diagonal Mar, pode render benefícios financeiros. Só não exagere procurando hospedagem fora da cidade de Barcelona; a economia em dinheiro vai custar seu tempo de deslocamento até as atrações turísticas de Barcelona.
  • se você não é do tipo que precisa de um café da manhã farto, no estilo daquele servido nas pousadas brasileiras, pode economizar muito no valor da sua diária, pesquisando opções de hospedagem sem café da manhã. Em Barcelona há inúmeros bares e cafés onde você vai poder tomar um café, um suco, um doce ou uma torrada por um valor muito menor que o cobrado pelo hotel. Querendo acrescentar uma fruta, você sempre vai encontrar muitas quitandas espalhadas pela cidade toda, com belas frutas a um preço muito camarada (nosso agradecimento à leitora Elisa por ter inspirado esta dica).

Precisando de auxílio para encontrar seu hotel, aproveite nosso serviço gratuito de consultoria personalizada sobre hospedagem.

2. Transporte

bonde Barcelona

O transporte não costuma pesar muito no bolso de quem visita Barcelona. A cidade, como já mencionamos, é bastante compacta, facilitando os deslocamentos a pé. Todos nossos roteiros foram planejados privilegiando as caminhadas, com gasto quase zero de transporte; a melhor forma de viver a cidade e poder observá-la com atenção. Mesmo quando é necessário usar o transporte público, o custo não é muito alto. Uma passagem de pouco mais de 1€ pode permitir diversas trocas de transporte dentro do periodo de 75 minutos (sistema integrado de ônibus, metrô, trem, bonde e funicular). Nada mal! E veja, não há muitas cidades na Europa onde você consiga sair do aeroporto e chegar até seu hotel pagando pouco mais de 1€.

A melhor forma de aproveitar ao máximo as facilidades oferecidas pelo sistema integrado de transportes de Barcelona é entender como ele funciona. Por isso, nossa dica, no quesito transporte, é a leitura atenta do texto as passagens e os bilhetes do transporte público em Barcelona.

3. Comida

menu gaudi

Barcelona é uma das grandes capitais europeias onde comer fora não acaba arruinando seu orçamento. Ainda dá para economizar uns bons euros seguindo nossa dica no quesito alimentação: faça do almoço a principal refeição do seu dia e procure sempre algum restaurante que ofereça o menú del día. Para tentar estabelecer uma comparação, a grosso modo, com alguma coisa que conhecemos no Brasil, o menú del día seria uma espécie de PF ou prato comercial brasileiro. O menú del día típico inclui várias opções de primeiro prato, segundo prato e sobremesa, para que você escolha somente um de cada item para compor seu próprio menu. O menú costuma incluir também pão e uma bebida. Saiba mais lendo restaurantes: manual de uso.

4. Museus

Museu Blau

Se você é do tipo que faz questão de conhecer muitos museus em todas as cidades que visita, será muito interessante descobrir quais são os museus gratuitos de Barcelona. Ainda mais interessante será saber quais são os museus, que normalmente tem ingresso pago, e contam com um dia/horário de visitação gratuita. Veja todas as informações no texto museus grátis em Barcelona. Mas fique atento, dia de ingresso gratuito pode ser um grande mico, principalmente em museus muito populares como o Museu Picasso. As filas que se formam na rua do Museu Picasso, muito antes do horário de abertura gratuita, são tão gigantescas que se você quiser apreciar com tranquilidade a obra do artista, seria mais adequado ir em um dia de ingresso pago, sem perder tanto tempo na fila e poder conhecer o museu com um pouco de tranquilidade.

5. Preços reduzidos

Museu Picasso, Barcelona

Todas as atrações de Barcelona estabelecem políticas de preços reduzidos para várias categorias de visitantes: crianças (em muitos lugares os pequenos não pagam para entrar), adolescentes, estudantes (tire sua carteirinha do ISIC, sua carteira de estudante brasileira não vai servir), professores (os descontos são mais difíceis de achar, mas existem, tire sua carteirinha do ITIC), pessoas com deficiências e idosos. Não existe uma regra universal, e você precisará conferir se há algum tipo de desconto para cada atração (veja a lista aqui). Os descontos não costumam ser muito generosos, mas nem por isso você vai abrir mão deles, vai?

6. Descontos para compras online

visit barcelona tickets

Para quem gosta de programar e comprar tudo com antecedência, a facilidade de comprar oline oferece ainda um benefício adicional na compra de ingressos, passes e passeios: os descontos exclusivos para quem compra online. A Visit Barcelona Tickets, que é a loja oficial de turismo de Barcelona e parceira do passaporte BCN, oferece vários descontos para quem realiza suas compras online.

Pode ver aqui uma lista de ingressos e passes turísticos à venda, com desconto exclusivo para compras online.

7. Atrações gratuitas

Font Màgica, Montjuïc, Barcelona

Você já deve ter descoberto que o valor dos ingressos, para visitar as principais atrações modernistas de Barcelona, não é lá muito amigo. Por isso, para equilibrar seu orçamento, vale a pena saber que existe uma lista de atrações gratuitas em Barcelona, onde você não terá que desembolsar nadinha.

Um dos espetáculos mais populares de Barcelona, a Font Màgica, é gratuito. A visita a lugares muito bonitos como o Ajuntament de Barcelona, o Templo de Augusto, a cripta da Sagrada Família ou a basílica de Santa Maria del Mar também são gratuitos. Quem quiser lembrar da Barcelona olímpica não pagará para entrar no Estadi Olímpic Lluís Companys.

Sem contar as quatro outras categorias onde Barcelona arrasa, todas elas de visitação livre: os mercados, os parques, as praças e as praias.

8. Cultura popular

castellers, Barcelona

O povo catalão sente muito orgulho de sua cultura e são muitas as iniciativas que tentam preservar as tradições. Ao longo do ano há inúmeras apresentações em espaços públicos, todas elas gratuitas. Nelas é possível ver dançar a sardana, o baile tradicional da Catalunha, ou presenciar a construção dos incríveis castells, as torres humanas também tradicionais da Catalunha.

Todo mês vasculhamos todas as fontes disponíveis para descobrir horários e lugares de apresentações de manifestações culturais tradicionais. Listamos todas elas na seção Acontece em BCN, onde elaboramos um calendário mensal de eventos na cidade de Barcelona. É possível acessar o calendário do próximo mês, clicando no banner azul que está na coluna direita do site.

9. Compras

Centro Comercial La Maquinista, Barcelona

As compras são um ingrediente fundamental nas viagens de muitos brasileiros. A tentação de ir às compras em Barcelona é muito grande, os preços não são tão amigos quanto na Flórida, mas são muito competitivos quando comparados com outros países da Europa.

Comprando nos outlets de Barcelona ou no comércio mais tradicional, não esqueça que você pode ter direito a solicitar a devolução do IVA. Essa devolução pode ser recebida na própria cidade de Barcelona, sem ter que aguardar até o último dia no aeroporto. Não esqueça também que as lojas do El Corte Inglés oferecem um sedutor desconto de 10% para turistas não residentes na Espanha. Combine a devolução do IVA com 10% de desconto e pode resultar em uma compra muito, muito em conta.

10. Organize inteligentemente seu tempo

banner-compre-aqui

Se o tempo é ouro, a organização inteligente do mesmo deve render uma incrível economia. Somos suspeitos, mas não temos vergonha de afirmar que nosso guia Barcelona em 15 roteiros é um investimento sensacional, que permitirá que você extraia o máximo do seu valioso tempo em Barcelona.

Gostou das 10 dicas? Esperamos ter contribuído para fazer com que seu orçamento renda um pouco mais na sua viagem a Barcelona! Se você estiver visitando outros destinos na Espanha, não deixe de ler o texto 10 dicas para economizar na sua viagem à Espanha do nosso Espanha Total.

21 comentários em “10 dicas para economizar em Barcelona”

  1. Sobre a passagem de trem para o aeroporto sempre tive uma dúvida. O aeroporto se encontra na zona 2, e o T-10 de 10 euros, é apenas para 1 zona. Posso usar o mesmo assim o t10 para ir a barcelona?

      1. Tony

        Pedro, você está confundido as zonas tarifárias da RENFE com as do transporte metropolitano em Barcelona. Você consultou o site da RENFE, que não é relevante no caso do T-10, porque informa das zonas tarifárias da RENFE (com o faz também o site da AENA). O que interessa aqui são as zonas tarifárias da TMB, a autoridade do transporte metropolitano de Barcelona que vende o T-10. Procure na seguinte lista o município de El Prat de Llobregat, onde está o aeroporto. Zona tarifaria 1. Castelldefels, que fica ainda mais longe que o aeroporto, ainda é Zona tarifaria 1. Pegamos esse trem inúmeras vezes. Sempre com o T-10. Não há a mais mínima dúvida.

      2. Tony

        Pode ficar tranquilo, Pedro. Precisando de outras informações, aproveite as caixas de comentários do guia. Abraço!

  2. Tem gente que, por comodidade, opta por tomar café da manhã no hotel. Faço muito isso no Brasil, mas em Barcelona sairia bem caro. Fiquei hospedada no Travelodge Poblenou e o café deles, além de caro, não me agradava muito. Ali perto tem um mercado ótimo e tinha tipo um hortifruiti (na verdade tinham 2 ou 3 na Rambla del Poblenou), onde comprávamos água e frutas para deixarmos no hotel (todas lindas, super doces e baratas) e escolhíamos algum lugar para tomar café e comer algo a mais. Foi uma boa economia e comíamos muito bem. Vale muito a pena a pessoa tentar olhar os cafés que tem por perto, quase todos tem algum tipo de promoção.

    1. Tony

      Prezada Elisa, muito obrigado pela sua ótima dica; achamos tão boa que resolvemos incorporá-la ao texto, com o devido crédito para você. Raramente reservamos hotel com café da manhã, somente quando achamos alguma promoção especial que inclua o café. Caso contrário, sempre tomamos café na rua, seja em um bar ou cafeteria. Abraço.

  3. Eu que agradeço! Afinal, vocês me ajudaram muito quando viajei há 5 meses. Mesmo não sabendo quando terei oportunidade de retornar a Barcelona, continuo acompanhando as dicas pelo facebook. Caso eu lembre de mais alguma, será um prazer compartilhar com os futuros viajantes. Grande abraço!

  4. Olá, gostaria de saber se apenas a carteirinha de estudante ISIC é aceita nos museus que têm desconto para estudante. No meu caso, tenho uma carteirinha da USP com data de validade. É valido? Obrigado e parabéns pelo site!!!

  5. Roberta Giordano

    Eu economizei muito na minha viagem graças ao Passaporte Barcelona. Na questão roteiro Por exemploeu gastei quase nada graças as dicas , tinha dias que eu gastava um passe de metrô eu e um meu filho: acordavamos cedinho e após o café escolhiamos o roteiro, iamos de metrô até o ponto mais distante e aimos voltando a pé sem pressa ,curtindo cada cantinho. Alimentação idem, comemos muito bem gastando pouco.

  6. Como meio de economizar na hospedagem, sugiro que vocês incluam sites como o airbnb. Eu fiquei em um apartamento perto da praça Catalunha e foi muito bom.

    No mais, parabéns pelo site! É fantástico!

    1. Tony

      Prezado Victor, muito obrigado pelo seu comentário. Apartamento turístico é uma ótima opção de hospedagem! Mas, na verdade, Barcelona não tem uma relação de amor com o AirBnb. É um sistema de hospedagem que aproveita o sucesso turístico da cidade para que poucas pessoas lucrem, mas não dá nada em troca para a cidade. É uma fonte de sonegação de impostos, concorrência desleal para os profissionais da hotelaria que fazem tudo cumprindo as regras, dor de cabeça para muitos condomínios e ainda um problema de segurança como relatado por vários leitores que tiveram pertences roubadas dentro de apartamentos da rede. Ainda mais, como foi mostrado por um estudo recente, os preços de um apartamento na rede AirBnb são mais caros que os de um hotel ou apartamento turístico legal. AirBnb é hoje um grande problema e dor de cabeça para Barcelona. Aqui no passaporteBCN temos um compromisso absoluto com a legalidade e tentamos contribuir para dar um justo retorno à cidade que tanto oferece para a gente. Por isso recolhemos impostos sobre nossas atividades, como exigido pela lei. E por isso escolhemos não divulgar atividades turísticas que competem de forma desleal com quem trabalha pelo desenvolvimento de um turismo sustentável em Barcelona. Agradecemos sua dica e entendemos perfeitamente que você não está defendendo a cara menos amável do AirBnb, unicamente relatando uma experiência de hospedagem que para você foi satisfatória. Abraço.

      1. Tony,

        Apesar de discordar em partes, entendo e respeito seu ponto.

        No meu ponto de vista não há ilegalidade ou concorrência desleal por parte das pessoas que disponibilizam quartos ou apartamentos no airbnb. Admito que pelo contato maior que v tem com mercado e dia a dia do turismo, v possa ter informações que eu não disponho.

        No mais, o que é indiscutível, é que a melhor forma de conhecer Barcelona, é através do seu site. Passei 5 dias lá e foi a melhor viagem que já fiz, graças ao brilhante trabalho que vocês fazem.

        Uma outra sugestão que lhes dou é treinar pessoas para fazer algo semelhante em outras cidades. É incrível o que vocês fazem! Foi como ter um guia turístico comigo. Toda vez que alguém menciona que está ou vai à BCN, eu indico seu site.

      2. Tony

        Prezado Victor, agradecemos muito seus elogios e tanto a Cecília quanto eu ficamos muito felizes ao saber que colaboramos para que sua estadia em Barcelona se tornasse uma experiência maravilhosa. Agradecemos muito por sua indicação para outras pessoas. Adorariamos ter o tempo necessário para desenvolver projetos parecidos, direcionados a outras cidades! Mas a dedicação necessária é tão grande! Mesmo sem contar com o mesmo nível de detalhe do passaporteBCN, até porque seria impossível, no Espanha Total estamos tentado ajudar quem está organizando uma viagem para outros destinos na Espanha.
        Sem querer prolongar esse assunto, as autoridades já multaram repetidas vezes o AirBnb em Barcelona por oferecerem apartamentos turísticos ilegais. É concorrência desleal porque se você quer ganhar dinheiro com um apartamento turístico, está obrigado a solicitar uma série de permissões e autorizações, além de recolher inúmeros tributos. Quem aluga pelo AirBnb não o faz. E por isso está tirando da cidade e não está dando nada em troca. É um modelo de economia que não acrescenta nada para Barcelona. Conhecemos muitas pessoas que ganham a vida de forma legal alugando apartamentos turísticos, sabemos quanto trabalham para fazer tudo certinho e dentro da lei, e entendemos muito bem a frustração que produz ver outros competindo de forma desleal com eles.
        Sabemos que você entendeu bem que nossa crítica é ao modelo do AirBnb, em momento nenhum estamos questionando sua experiência no apartamento onde se hospedou. Como acontece com hotéis e apartamentos legais, há experiências ótimas, medíocres e ruins. E ficamos felizes ao saber que a sua foi ótima.
        Grande abraço!

  7. Site PERFEITO!! Excelentes dicas!
    Hoje (Em 2017) quanto está a passagem de metrô? Ainda permiti diversas trocas de transporte dentro do período de 75 minutos (sistema integrado de ônibus, metrô, trem, bonde e funicular)?
    Obrigada.

    1. Tony

      Prezada Maira, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Pode ver todas as informações sobre o metrô no texto de metrô em Barcelona, contendo link para o valor atualizado das passagens. As trocas de transporte estão explicadas com muito detalhe no texto 20 dúvidas frequentes sobre o T-10. Precisando de qualquer esclarecimento, aproveite as caixas de comentários do site para voltar a perguntar. Estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

  8. Olá. Vou viajar para BArcelona daqui a 2 semanas mas o meu hotel fica fora da cidade em CAstellbisbal. Qual o seu conselho para andar nos transportes. Acha que vale a pena adquirir aquele passe de 5 dias para todos os transportes ou até mesmo oBArcelona Card que tambem tem alguns descontos.
    Ana Carvalho

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Ana. A escolha da localização do seu hotel entra em cheio no primeiro erro da nossa lista de erros programando sua viagem a Barcelona. Seu hotel não fica na cidade de Barcelona, fica em Castellbisbal, na zona tarifária 2, onde você não pode usar os passes de transporte nem o Barcelona Card. Vai ter que comprar uma passagem para chegar em Barcelona e, mais tarde, outra passagem ou passe diferente para se locomover por Barcelona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *