O MNAC (Museu Nacional d’Art de Catalunya) habilitou recentemente o acesso aos terraços da suas instalações, o Palau Nacional. Do alto do grandioso prédio é possível contemplar espetaculares vistas de Barcelona, como você pode conferir nas fotografias que ilustram este texto.
A parte superior do palácio foi muito bem acondicionada para permitir a visita. Na primeira parte da visita ao terraço, há um mirante com uma escadaria de madeira onde dá para sentar e contemplar Barcelona aos seus pés.
Depois, uma passarela permite dar a volta ao terraço, caminhando entre as grandes cúpulas e torres no alto do prédio.
A subida até o terraço é feita de elevador e mais uns lances de escadas. A descida é feita de elevador.
As vistas
Logo no início do percurso está uma das vistas mais bonitas dessa parte da cidade.
No primeiro plano estão as quatro colunas de Puig i Cadafalch e a Font Màgica.
À esquerda, supreende ver uma torre no estilo mudéjar (feito pelos artistas muçulmanos que ficaram na Espanha após a expulsão dos árabes) dominando uma parte de Barcelona. São as construções do El Poble Espanyol.
Também pode ser vista a antiga fábrica têxtil Casaramona, hoje sede do interessante centro cultural CaixaForum.
Na frente, guardada pelas torres venezianas (em processo de restauração), a Font monumental de la Plaça Espanya.
Logo à direita, a inconfundível silhueta da Plaza de Toros de las Arenas, hoje Centro Comercial Arenas de Barcelona.
Continuando o percurso pelo terraço, o visitante tem agora acesso a vistas sobre a parte antiga de Barcelona. Olha só, em uma única foto dá para ver o bairro de El Raval, o Gran Teatre del Liceu, a igreja de Santa Maria del Pi, a Catedral, o Parc de la Ciutadella e até os arranha-céus da Diagonal Mar, no distrito de Sant Martí. Quer mais?
Bom, querendo mais é só continuar o percurso que dá a volta ao terraço do MNAC. Agora a vista muda por completo, aparecendo lugares de destaque no Parc de Montjuïc, como a Fundació Joan Miró e o Estadi Olímpic Lluís Companys.
No percurso final da visita, a Torre de Comunicacions de Calatrava domina o horizonte.
Horários e preços
A visita e o acesso ao terraço do MNAC é independente da visita ao museu e é paga à parte. Os horários do terraço são os mesmos do museu, que abre de terças a domingos. Fica fechado nas segundas-feiras e nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro. No site oficial você pode conferir as informações atualizadas sobre horários e preços.
Se estiver chovendo, o terraço não abre por questão de segurança.
Como chegar
O MNAC encontra-se no alto do Parc de Montjuïc. Veja aqui a localização no mapa. Há duas formas fáceis de chegar.
Uma delas é chegar pela parte de trás, no finalzinho de um passeio pelo Parc de Montjuïc. Você vai subir até o parque usando o metrô até a estação Paral·lel da linha 2 (lilás) e linha 3 (verde) e daí, com baldeação gratuita, para o funicular de Montjuïc. A partir da estação superior do funicular até o MNAC há um agradável passeio de uns 20 minutos.
A outra alternativa é pegar o metrô até a estação Plaça Espanha, das linhas 1 (vermelha) e 3 (verde) e, a partir daí, subir passeando até o palácio, utilizando as escadas rolantes para facilitar sua vida.
Vale a pena subir até o terraço?
Você deve estar se perguntando se as vistas do terraço são tão diferentes assim, comparadas com as vistas que se tem a partir das escadarias do museu. Sim e não. As vistas na parte da frente do museu não são tão diferentes, mas a o fato de estar mais alto garante um ângulo ainda mais espetacular sobre Barcelona. Já as vistas a partir da lateral e a parte de trás do museu são únicas.
Dica do passaporte BCN
Aos sábados, de 15:00h até o fechamento, no primeiro domingo de cada mês e nos dias 11 e 24 de setembro e 19 de maio, o ingreso é gratuito, tanto ao museu quanto ao terraço.
Olá, Meu marido e eu estamos em Barcelona, para um curso de três meses. Já estou bastante ambientada com a cidade, mas sempre dou uma olhada no Passaporte BCN antes de sair para qualquer passeio. Sou uma viajante inveterada e tenho bastante experiência em planejar tudo que se refere a viagens, por isso faço questão de escrever a vocês para PARABENIZÁ-LOS. Não recordo de ter visto nenhum site que reúna tamanho número de informações, explicações, sugestões e dicas a respeito de NENHUM destino. Isso sem falar na beleza das fotos e na paciência e cortesia demonstradas nas respostas a consultas. PARABÉNS! Obrigada por compartilharem, muita sorte e MUITO SUCESSO!
Cristine, seu comentário deixa a gente muito feliz, que ótima forma de começar o final de semana! O feedback positivo que recebemos de muitos leitores é um grande estímulo para continuar trabalhando e melhorando o site. Precisando de qualquer informação, estamos aqui para tentar ajudar! Grande abraço para você e seu marido.
Olá! Muitos Parabéns pelo vosso trabalho. Tem sido uma ajuda preciosa na descoberta de Barcelona. Tenho uma questão: A entrada no Museu é gratuita aos sábados a partir das15h00 e até à hora de fecho… também assim é na visita ao terraço? Obrigada.
Prezada Filipa, se as regras não mudaram, a visita ao terraço é gratuita no sábado à tarde também. Abraço.
Boa noite, só para se ver a vista, é necessário comprar o ingresso para o terraço pela internet ou dá para comprar na hora sem muitas filas? obrigada
Amanda, pode comprar na hora, não costuma ter filas. Abraço.
Olá, Tony!
Vou passar a manhã no Bairro Gótico e depois do almoço irei pra MNAC, em Montjuic. Como vai ser no verão e no horário ainda fará calor, é mais viável ir para estação Paral-lel e pegar o funicular, ou a estação da Praça de Espanha é a melhor opção? Outra coisa, da estação de metrô Paral-lel, há um ônibus que leva gratuitamente até o funicular, é isso?
Olá Lidiane, o funicular não vai deixar você perto do MNAC. É melhor pegar o metrô até a Plaça de Espanya e subir no MNAC caminhando (há escadas rolantes). Abraço.