réveillon em Barcelona 2018/2019

Passar o fim do ano e viver o réveillon em Barcelona é a escolha de cada vez mais brasileiros e portugueses. Todo ano recebemos muitas consultas de leitores que querem saber como é celebrado o réveillon e o período do Ano Novo. Pensando em quem está planejando viajar nessa época do ano, elaboramos este texto com algumas informações importantes. Veja também o texto Natal em Barcelona, com informações sobre esse período do ano, logo antes do réveillon.

réveillon em barcelona

INFORMAÇÕES SOBRE O RÉVEILLON EM BARCELONA

1. Como é o tempo durante o período do réveillon em Barcelona

No texto Barcelona em dezembro explicamos, de forma detalhada, como é o clima no último mês do ano.

Pode se esperar uma temperatura mínima média por volta dos 5° C. Isso significa que, na média, a temperatura noturna cai até os 5° C, podendo ter dias mais frios e dias mais quentes.

A temperatura máxima média é de 14° C. A média das temperaturas, considerando as máximas e as mínimas, fica por volta dos 9,5° C. É friozinho, mas nada que se compare com cidades mais ao norte da Europa, como París ou Londres.

Se você pretende sair à noite, vai precisar se agasalhar muito bem e, se estiver soprando vento, a sensação térmica pode despencar muitos graus, ficando abaixo de zero.

tempo em barcelona durante o réveillon

2. Tradições do réveillon em Barcelona

No Brasil, muita gente quer passar o réveillon na praia; aqui em Barcelona você já estará perto dela. No entanto, não existe essa tradição de ir à praia e pular ondas, afinal é inverno e não dá para se divertir na água gelada do Mediterrâneo, característica dessa estação do ano.

As ruas do centro da cidade ficam enfeitadas com luzes coloridas e as pessoas vão para as lojas à procura daquelas comprinhas de fim de ano e para o dia de Reyes..  A Rambla de Catalunya fica especialmente bonita no período.

São inúmeras diferenças de como se comemora o período do réveillon em Barcelona, quando comparamos com as tradições do Brasil. Conheça algumas tradições muito diferentes:

  • o 28 de dezembro é o dia dos Santos Inocentes. Na Espanha, equivale ao nosso 1º de abril, e o tradicional na data é “gastar inocentadas”, pequenas brincadeiras. A mídia costuma publicar notícias falsas.
  • o jantar do dia 31 de dezembro não conta com nenhum ingrediente tradicional e costuma ser realizado ou em casa ou com os amigos. Finalizado o jantar, as pessoas se concentram nas ruas para dar a bem-vinda ao novo ano.
  • a entrada do novo ano é marcada pelas campanadas, o som dos sinos que anunciam a meia noite. É tradicional comer uma uva ao som de cada campanada, até completar um total de 12 uvas. A tradição das uvas de la suerte está muito viva. Se você quiser se divertir, os supermercados vendem pequenas embalagens com as 12 uvas já sem pele e sem semente.
  • não existe tradição de vestir branco no réveillon em Barcelona. Quem estiver procurando sorte no amor, vestirá roupa íntima na cor vermelha.
  • na tarde do dia 5 de janeiro tem lugar a “Cabalgata de Reyes”, o desfile do Dia de Reis, um evento de massas que pode concentrar até meio milhão de crianças ao longo das ruas de Barcelona.
  • no dia 6 de janeiro é celebrado o Dia de Reis, quando as crianças tradicionalmente recebem os presentes de Natal. Para a felicidade das crianças, a tradição está mudando e, cada vez mais, os pequenos recebem seus presentes no dia de Natal, com tempo suficiente para brincar bastante durante as férias escolares.

Veja também as tradições do Natal em Barcelona.

3. A festa de réveillon

No fim de ano 2013/2014, a prefeitura de Barcelona resolveu colocar a cidade no mapa das grandes capitais que comemoraram a entrada do novo ano. A modesta festa que acontecia na Plaça Catalunya foi trocada por uma grande festa ao pé da montanha de Montjuïc. A festa foi repetida com sucesso em 2014/2015, 2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018.

E a festa deve acontecer de novo em 2018/2019, no mesmo escenário da Avenida de la Reina María Cristina, na entrada do parque de Montjuïc. A festa deve começar por volta das 23:30 e terminar a 1 hora da madrugada. Veja todas as informações sobre a festa de réveillon em Barcelona aqui.

O metrô de Barcelona costuma funcionar ininterruptamente durante a madrugada do dia 1 de janeiro. Porém, em lugares com grandes aglomerações de público, como a Plaça Espanya, pode ser difícil embarcar no metrô nos horários com maior movimentação de pessoas.

Além da festa organizada pela prefeitura, que é aberta ao público e gratuita, há outras festas de réveillon (cotillones, em espanhol) espalhadas pela cidade. Na hora que soubermos mais detalhes, atualizaremos o presente texto com as informações.

4. As atrações turísticas durante o réveillon e o Ano Novo

Veja a lista de atrações imperdíveis de Barcelona e como será o funcionamento durante o período do Natal e fim do ano.

O parque de diversões Port Aventura contará com uma programação especial no período do fim do ano.

natal em barcelona

5. O comércio durante o período do réveillon e o Ano Novo

As lojas devem abrir no dia 31 de dezembro até o finalzinho da tarde. O comércio permanecerá fechado no dia 1 de janeiro, reabrindo as portas no dia 2.

No comércio, o começo do ano é sinônimo do começo das rebajas de enero, o momento mais esperado pelos consumidores na Espanha. É quando as lojas sacam seus estoques a preços reduzidos e os consumidores têm as maiores e melhores chances de garimpar ótimas pechinchas. Começam depois do dia 1 de janeiro e se extendem até o final do mês de fevereiro. Recentemente estamos vendo cartazes nas lojas, anunciando as rebajas, logo depois do Natal, rompendo com o calendário oficial das rebajas.

La Molina

6. Bate-voltas durante o réveillon e o Ano Novo

O inverno em Barcelona é tempo de frio e também de neve. Quem visita Barcelona no fim do ano conta com uma ótima chance para brincar na neve! Na verdade, ver a cidade de Barcelona com neve é raridade, e quando acontece vira uma grande celebração. Mas felizmente existem três ótimos destinos próximos de Barcelona onde é possível brincar com a neve (dois deles podem até ser encarados como um bate-volta no mesmo dia; isto é, você pode ir até as montanhas para brincar na neve e voltar para dormir em Barcelona no mesmo dia!).

Os destinos são Vall de Núria, La Molina e Andorra. Clique no nome de cada lugar para acessar as informações completas que temos sobre cada um deles aqui no passaporte BCN. Para ajudar com sua escolha, publicamos o texto onde ver neve perto de Barcelona.

Além da neve, há muitos ótimos bate-voltas partindo de Barcelona. No texto como escolher seu bate-volta tentamos auxiliar com a tarefa de escolher entre tantas opções.

Unicamente não indicamos programar nenhum bate-volta para os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, por conta do transporte limitado e as chances de encontrar diversos lugares fechados.

roteiros Barcelona

7. Roteiros durante o fim do ano

Entre os roteiros do nosso Barcelona em 15 roteiros, existe algum que não seja indicado para o 31 de dezembro? Em teoria, os roteiros podem ser completados durante qualquer dia da semana (apesar de sugerirmos que o roteiro pelo Parc de Montjuïc coincida com um dia de funcionamento da Fonte Mágica).

No caso do dia 1 de janeiro, indicamos a leitura de um texto especialmente dedicado a desvendar o que fazer no 1º de janeiro em Barcelona.

8. Restaurantes de Barcelona para o réveillon

A presente seção reúne dicas de hotéis e restaurantes com propostas para quem procura um lugar onde passar a noite do dia 31 de dezembro. Os restaurantes normalmente divulgam suas propostas para o período ao longo do mês de dezembro. Confira os links mais próximo da data para saber mais!

Colocamos links para a página dos restaurantes no El Tenedor, o maior site de reservas de restaurantes do mundo, pertencente ao TripAdvisor.

  • restaurante Mussol, no Centro Comercial Arenas, muito próximo do local da celebração da festa de réveillon. Veja mais detalhes da proposta e reserve sua mesa para o réveillon aqui.
  • restaurante Fonda Espanya by Martín Berasategui, lindíssimo restaurante dentro do Hotel Espanya, no bairro de El Raval, muito próximo de Las Ramblas. Veja nossa resenha do restaurante Fonda Espanya. Veja mais detalhes da proposta e reserve sua mesa para o réveillon aqui.
  • restaurante La Barca del Salamanca, No Porto Olímpico de Barcelona. Veja nossa resenha do restaurante La Barca del Salamanca. Veja mais detalhes da proposta e reserve sua mesa para o réveillon aqui.
  • restaurante Loidi by Martín Berasategui, no Hotel Condes de Barcelona, no Passeig de Gràcia. Veja mais detalhes da proposta e reserve sua mesa para o réveillon aqui.
  • restaurante CentOnze, no Hotel Le Méridien Barcelona, em Las Ramblas. Veja mais detalhes da proposta e reserve sua mesa para o réveillon aqui.
  • restaurante Arola, restaurante de luxo no Hotel Arts, no Porto Olímpico. Veja mais detalhes da proposta e reserve sua mesa para o réveillon aqui.
  • restaurante El Passatge del Murmuri, restaurante do hotel Murmuri, muito próximo do Passeig de Gràcia. Veja mais detalhes da proposta e reserve sua mesa para o réveillon aqui.

9. Por gentileza, leia com atenção

Muitas informações sobre as atividades que vão acontecer no período do réveillon em Barcelona não foram divulgadas ainda. Atualizaremos o presente texto na hora que soubermos mais detalhes. Os restaurantes normalmente divulgam suas propostas para o período ao longo do mês de dezembro. Volte por aqui para saber mais!

O passaporte BCN pesquisou e compilou as informações publicadas acima como um serviço para seus leitores. Não temos nenhuma relação comercial com os hotéis e restaurantes que aparecem na lista.

4 comentários em “réveillon em Barcelona 2018/2019”

  1. Olá!!! Site excelente com maravilhosas dicas! Detalhes riquíssimos muito práticos para os “marinheiros de 1a.viagem” em Barcelona! Sinceros agradecimentos! Gostaria de sanar uma dúvida… quanto as Fontes Mágicas! Pelo site oficial constamos que o funcionamento neste período de final de ano ocorre apenas de quinta a sábado. No entanto, como o Reveillon 2018/19 será de segunda(31/12) para terça(1/1), ocorre alguma mudança nos shows? Incluem alguma apresentaçáo extra nestes dias? obrigada

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Boa tarde, Sissa, seja bem-vinda ao passaporteBCN. A Fonte Màgica costuma ter uma programação especial durante o período do Natal e réveillon. Essa programação deve ser divulgada mais para frente, volte por aqui em dezembro para pedir novos esclarecimentos, quando já deveremos poder informar como ficou o calendário da fonte. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *