Natal em Barcelona 2018

Viver o Natal em Barcelona é a escolha de cada vez mais brasileiros e portugueses. Todo ano recebemos muitas consultas de leitores que querem saber como é o Natal em Barcelona. Pensando em quem está planejando viajar nessa época do ano, elaboramos este texto com algumas informações importantes. Veja também o texto réveillon em Barcelona, com informações sobre esse período do ano.

natal em barcelona

INFORMAÇÕES SOBRE O NATAL EM BARCELONA

1. Como é o tempo em Barcelona durante o período do Natal

No texto Barcelona em dezembro explicamos, de forma detalhada, como é o clima no último mês do ano.

Pode se esperar uma temperatura mínima média por volta dos 5° C. Isso significa que, na média, a temperatura noturna cai até os 5° C, podendo ter dias mais frios e dias mais quentes.

A temperatura máxima média é de 14° C. A média das temperaturas, considerando as máximas e as mínimas, fica por volta dos 9,5° C. É friozinho, mas nada que se compare com cidades mais ao norte da Europa, como París ou Londres.

Se você pretende sair à noite, vai precisar se agasalhar muito bem e, se estiver soprando vento, a sensação térmica pode despencar muitos graus, ficando abaixo de zero.

tempo em barcelona durante o natal

2. Tradições do Natal em Barcelona

Sem chegar à loucura do Brasil, o Natal em Barcelona é tempo de compras. As ruas do centro da cidade ficam enfeitadas com luzes coloridas e as pessoas vão para as lojas à procura daquelas comprinhas de fim de ano. A Rambla de Catalunya fica especialmente bonita no período.

O centro das celebrações do Natal em Barcelona é a Plaça Catalunya.

São inúmeras diferenças de como se comemora o Natal em Barcelona, quando comparamos com as tradições do Brasil. Conheça algumas tradições muito diferentes:

  • o Natal na Catalunha é protagonizado por dois elementos muito típicos (e únicos) que têm um curioso fator em comum: um perturbador interesse escatológico. O primero elemento está representado pelos caganers, pequenas figurinhas para o presépio que fazem um sucesso estrondoso entre os turistas por mostrarem diversos personagens no ato de, bom, pelo nome caganer você já deve ter sacado o que os personagens estão fazendo 🙂 O outro elemento típico é o Tió de Nadal, um tronco vestido com uma barretina (o gorro tradicional da Catalunha) e que durante a noite é coberto com um pano bem grande para que não fique com frio. Na véspera de Natal, as crianças batem no tronco com bastões para que este “cague” presentes. Até hoje não conseguimos entender muito bem essa estranha fixação. Se você for na Fira de Santa Llúcia vai ver várias bancas especializadas na venda das figurinhas.
  • a noite do dia 24 é reservada para comemorações familiares. O tradicional é jantar em casa com a família. A reunião familiar se repete no almoço do dia 25. O prato mais típico da data é a escudella, um cozido elaborado com carne de galinha ou frango, e diferentes partes do porco. O caldo resultante da preparação da escudella é servido junto com galets, um tipo gigante de massa. No 26 de dezembro, dia de São Estevão, que é feriado na Catalunha, o tradicional é comer canelones.
  • os catalães amam os doces. Nas mesas de Natal não podem faltar o turrón e outros doces mega calóricos.
  • a bebida oficial do período é, naturalmente, o cava, o espumante típico da Catalunha.
  • o 28 de dezembro é o dia dos Santos Inocentes. Na Espanha, equivale ao nosso 1º de abril, e o tradicional na data é “gastar inocentadas”, pequenas brincadeiras. A mídia costuma publicar notícias falsas.

Veja também as tradições do réveillon e Ano Novo em Barcelona.

tradições do natal em Barcelona

3. Mercados de Natal em Barcelona

Se você estiver em Barcelona no período um pouco antes do Natal, não pode perder a Fira de Santa Llúcia (damos mais detalhes sobre ela aqui).

É um dos mercados mais tradicionais de Barcelona e acontece todos os anos ante dos Natal, bem em frente da catedral, no coração do Bairro Gótico. Um passeio pela fira é uma das grandes tradições do Natal em Barcelona.

4. As atrações turísticas durante o Natal

Veja a lista de atrações imperdíveis de Barcelona e como será o funcionamento durante o período do Natal e fim do ano.

O parque de diversões Port Aventura contará com uma programação especial no período do Natal.

natal em barcelona

5. O comércio durante o período do Natal

O período anterior ao Natal é o mais importante do ano para o comércio de Barcelona. Em 2018, o domingo 23 de dezembro foi definido como festivo de apertura, durante o qual os comércios poderão (não é obrigação) abrir as portas.

As lojas devem abrir no dia 24 até o finalzinho da tarde. O comércio permanecerá fechado nos dias 25 e 26, reabrindo as portas no dia 27.

La Molina

6. Bate-voltas durante o Natal

O inverno em Barcelona é tempo de frio e também de neve. Quem visita Barcelona no Natal conta com uma ótima chance para brincar na neve! Na verdade, ver a cidade de Barcelona com neve é raridade, e quando acontece vira uma grande celebração. Mas felizmente existem três ótimos destinos próximos de Barcelona onde é possível brincar com a neve (dois deles podem até ser encarados como um bate-volta no mesmo dia; isto é, você pode ir até as montanhas para brincar na neve e voltar para dormir em Barcelona no mesmo dia!).

Os destinos são Vall de Núria, La Molina e Andorra. Clique no nome de cada lugar para acessar as informações completas que temos sobre cada um deles aqui no passaporte BCN. Para ajudar com sua escolha, publicamos o texto onde ver neve perto de Barcelona.

Além da neve, há muitos ótimos bate-voltas partindo de Barcelona. No texto como escolher seu bate-volta tentamos auxiliar com a tarefa de escolher entre tantas opções.

Unicamente não indicamos programar nenhum bate-volta para os dias 24, 25 e 26, por conta do transporte limitado e as chances de encontrar bastantes lugares fechados.

roteiros Barcelona

7. Roteiros durante o Natal

Entre os roteiros do nosso Barcelona em 15 roteiros, existe algum que não seja indicado para o 25 de dezembro? Em teoria, os roteiros podem ser completados durante qualquer dia da semana (apesar de sugerirmos que o roteiro pelo Parc de Montjuïc coincida com um dia de funcionamento da Fonte Mágica).

Mas por causa do fechamento dos mercados municipais nos dias 25 e 26, tentaríamos evitar os seguintes roteiros:

8. Restaurantes de Barcelona para o período do Natal

A presente seção reúne dicas de hotéis e restaurantes com propostas para quem procura um lugar onde passar a noite de Natal e o dia de Natal. Os restaurantes normalmente divulgam suas propostas para o período ao longo do mês de dezembro. Confira os links mais próximo da data para saber mais!

Colocamos links para a página dos restaurantes no El Tenedor, o maior site de reservas de restaurantes do mundo, pertencente ao TripAdvisor.

  • restaurante Fonda Espanya by Martín Berasategui, lindíssimo restaurante dentro do Hotel Espanya, no bairro de El Raval, muito próximo de Las Ramblas. Veja nossa resenha do restaurante Fonda Espanya. Veja mais detalhes da proposta e reserve sua mesa para a ceia de Natal e/ou o almoço de Natal aqui.
  • restaurante La Barca del Salamanca, No Porto Olímpico de Barcelona. Veja nossa resenha do restaurante La Barca del Salamanca. Veja mais detalhes da proposta e reserve sua mesa para a ceia de Natal e/ou o almoço de Natal aqui.
  • restaurante Loidi by Martín Berasategui, no Hotel Condes de Barcelona, no Passeig de Gràcia. Veja mais detalhes da proposta e reserve sua mesa para a ceia de Natal e/ou o almoço de Natal aqui.
  • restaurante CentOnze, no Hotel Le Méridien Barcelona, em Las Ramblas. Veja mais detalhes da proposta e reserve sua mesa para a ceia de Natal e/ou o almoço de Natal aqui.
  • restaurante Arola, restaurante de luxo no Hotel Arts, no Porto Olímpico. Veja mais detalhes da proposta e reserve sua mesa para a ceia de Natal e/ou o almoço de Natal aqui.
  • restaurante El Passatge del Murmuri, restaurante do hotel Murmuri, muito próximo do Passeig de Gràcia. Veja mais detalhes da proposta e reserve sua mesa para a ceia de Natal e/ou o almoço de Natal aqui.

9. Por gentileza, leia com atenção

Muitas informações sobre as atividades que vão acontecer no período do Natal não foram divulgadas ainda. Atualizaremos o presente texto na hora que soubermos mais detalhes. Os restaurantes normalmente divulgam suas propostas para o período ao longo do mês de dezembro. Volte por aqui para saber mais!

O passaporte BCN pesquisou e compilou as informações publicadas acima como um serviço para seus leitores. Não temos nenhuma relação comercial com os hotéis e restaurantes que aparecem na lista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *